Você certamente já ouviu falar da camisa flanela masculina forrada, feita desse tecido super aconchegante que é quente e resistente ao mesmo tempo – além de ser super estiloso.

Todos nós parecemos ter algo de flanela em nossos armários, seja um chapéu, um cachecol, uma camisa social, ou talvez até mesmo calças de flanela que nos ajudarão a nos aquecer nos dias mais frios do inverno.

Mas o que exatamente é flanela? Como ela é diferente de outros tecidos? Conferir o histórico desse famoso tecido pode ajudar você a mais do que saber combiná-lo, mas também a escolher as melhores peças para você!

Versatilidade de uso da camisa flanela masculina forrada

Para muitos de nós, a flanela evoca pensamentos sobre lenhadores e o período dos anos 90 – além do grunge. Ou talvez ela remeta a pensamentos e aventuras nas montanhas ou a noites quentes no sofá.

– Você já deve saber que a flanela tem uma capacidade impressionante de aprisionar calor e ainda ser respirável o suficiente para dissipar a umidade.

– Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que a flanela é um tecido, não um padrão.

  • Por exemplo, é muito comum pensar que todas as camisas xadrez são camisas de flanela.

  • Ou que algo que parece macio como flanela, mas está em um tom sólido, não é uma verdadeira flanela.

As camisa flanela masculina forrada porem vir em diversos padrões, inclusive em tons sólidos. É por isso que elas podem ser combinadas com praticamente qualquer peça de roupa na parte de baixo e com qualquer casaco!

A história da flanela

Um tecido muito semelhante à versão de hoje de flanela remonta já há algum tempo, por volta do século XVII no País de Gales.

– Ele era feito de lã penteada e era processada posteriormente para criar um tecido muito quente, que resistisse ao clima úmido e frio notoriamente comum desse país.

– Até onde se sabe, não existe uma pessoa em particular que inventou o tecido, nem um motivo específico.

  • Afinal, os galeses já estavam usando roupas de lã no inverno – especialmente com todas as ovelhas que tinham ao redor.

  • Por fim, os franceses e alemães que tiveram acesso a esse tecido passaram a chamar ele de “flanela”.

Em pouco tempo, a maior parte da Europa estava passou a descobrir como esse novo tecido era maravilhoso. Ele era quente, durável e, o melhor de tudo, barato.

No momento em que a Revolução Industrial estava em pleno andamento, usinas de lã estavam surgindo em todo o lugar. A flanela cruzou o oceano em algum momento de 1869, quando os joanetes de flanela foram introduzidos nos Estados Unidos.

E em 1889, Hamilton Carhartt começou sua empresa vendendo roupas como a camisa flanela masculina forrada, além de macacões de trabalho para trabalhadores ferroviários.

A camisa flanela masculina forrada como conhecemos hoje

Através do histórico acima, não é surpreendente para ninguém dizer que a flanela, especificamente a camisa flanela masculina forrada, não demorou muito para se tornar um símbolo para homens durões e fortes.

  • O herói folclórico americano Paul Bunyan ajudou a solidificar essa reputação.

Camisa flanela masculina forrada no dia a dia

A América de meados do século viu a proeminência da flanela se estender ao mundo dos negócios com o aumento da popularidade de roupas de flanela.

Então, o movimento grunge da década de 1990 empurrou de vez as camisas de flanela para os holofotes – como um tecido de contracultura.

Sabendo tudo sobre as camisa flanela masculina forrada, que tal escolher a sua na Camisaria Fascynios e contar com ela como uma opção versátil para o dia a dia?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui