A camisa de flanela é um clássico, e deve estar presente em qualquer guarda-roupa masculino. Afinal, ela é muito estilosa e é perfeita para usar em dias mais frios ou durante o inverno.

Além disso, ela pode ser usada em diversas estampas e ocasiões diferentes, basta aprender como combinar! Pensando nisso, oferecemos algumas dicas que podem ser muito úteis nessa situação.

Se você gosta da camisa de flanela, mas não sabe como usar, continue acompanhando nosso artigo e confira todas as possibilidades para você se inspirar e poder criar os próprios looks.

O que é uma camisa de flanela?

A camisa de flanela é feita com um tecido quente, macio e feito de lã ou algodão. Ela pode parecer simples, mas tem como ficar muito sofisticada.

Ela costumava ser usada por agricultores de classes baixas, pois elas retinham o calor e os protegiam do frio. Mais tarde, na década de 1990, ela foi apropriada pelo estilo grunge.

Hoje, ela é muito usada em diversas estampas e formas, o que abriu um leque de possibilidades e formas de se usar o tecido de flanela. Confira a seguir todos esses detalhes.

Tipos de tecido de flanela

A flanela pode ser dividida em dois tipos principais: aquelas que são lisas e não possuem desenhos ou padrões, e aquelas que são feitas em estampa xadrez.

E, dependendo do tipo que você escolher, poderá usá-la de formas diferentes e em diferentes ocasiões.

A camisa de flanela lisa, por exemplo, é bem mais formal e traz um ar de seriedade, enquanto que a camisa xadrez contribui com muita casualidade. Por isso, é importante entender qual delas usar e quando.

Onde usar flanela? Em que ocasiões ela é mais adequada?

Como a flanela é um tecido mais simples, ela pode ser usada em praticamente qualquer ocasião, principalmente porque possui dois estilos completamente antagônicos, como vimos no item anterior.

No entanto, ela não é o mais recomendado para eventos muito formais, como festas chiques, casamentos, e outras situações desse tipo.

Afinal, por mais que uma flanela lisa traga seriedade e sobriedade, ela ainda é um tecido que possui a alma casual. Isso significa que ela pode ir até, no máximo, um “casual elegante”, e não passar muito disso.

Mesmo assim, em meio a tantas camisas sociais e formais que tomam conta da moda masculina, é importante saber aproveitar uma peça que serve quase exclusivamente para os looks casuais, e que é não só muito bonita, como também confortável.

Guia para usar uma camisa de flanela

A flanela pode ser usada tanto como base para o look, como por cima de alguma outra peça mais básica, servindo de sobreposição.

Para usá-la de uma forma mais casual, prefira combiná-la com jeans e escolher a estampa do tipo xadrez. Isso com certeza vai dar um ar mais despojado e mudar a sua imagem no dia a dia.

Já em ocasiões mais formais, tente usar a camisa de flanela sem estampa nenhuma, e sempre com cores clássicas, como vermelho e o verde ou azul escuro.

Se quiser usar o xadrez, opte por linhas mais finas e quadrados mais fechados, pois isso cria um ar mais sério.

Por fim, lembre-se de equilibrar o seu visual quando se trata de usar acessórios. A flanela é um tipo de tecido que, querendo ou não, chama muita atenção, então é preciso saber lidar com esse fato.

Portanto, agora você já sabe como usar uma camisa de flanela com mais propriedade e com certeza não vai fazer feio quando for montar seu próximo look. Na dúvida, busque inspiração em fotos e modelos. Boa sorte!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui