Para tirar medidas para camisa social, é preciso dividir cada ponto para que você consiga as medidas essenciais. A seguir vou trazer os pontos que devem ser atentados e também os que vão ser fundamentais para esse tipo de situação 1:
- Colarinho: A medida deve ser a circunferência do pescoço com alguma folga, para que se tenha uma margem de espaço no local.
- Ombros: A medida do ombro vai da base do pescoço até o osso onde termina o ombro, sendo feito dos dois lados. É importante também observar a angulação de queda, já que cada pessoa possui uma estrutura diferente.
- Costas: A medida das costas é feita de ombro a ombro e serve para que se tenha uma base de como vai ser a largura. A ideia é não deixar a camisa apertada demais, e nem folgada em excesso, tendo uma margem interessante.
- Tórax: A circunferência do tórax deve ser medida logo abaixo da axila, tendo um tipo de medição também importante para o local. Para isso é preciso respirar fundo e soltar a respiração naturalmente, e a partir disso você tem a medida que precisa.
- Cintura: A medida da cintura é feita dois dedos acima do umbigo, e é outra parte fundamental para dar conforto à camisa. O ideal é estar sempre muito relaxado, já que isso vai fazer com que a camisa seja feita exatamente nas suas medidas.
- Quadril: A medida do quadril fica geralmente a 20 cm abaixo da cintura, e é importante para que se siga todo o protocolo para conforto.
- Punho: A medida do punho deve ser tirada exatamente onde fica o osso do punho, para que você tenha a medida ideal. A indicação é tirar a medida exata, sem folgas, e adicionar 6 cm depois, o que dá o corte perfeito para o local.
- Comprimento: O comprimento é a parte final, e normalmente segue o padrão de camisas sociais, que devem ser usadas por baixa das calças. Mas ela pode ser encurtada também, caso seja de interesse seu.