Muitos homens ainda se sentem perdidos quando se trata de códigos de vestimenta. Afinal, quais as principais diferenças entre traje casual e social? Quais as peças mais apropriadas?

O vestuário casual é uma categoria de código de vestuário ocidental que compreende qualquer coisa que não seja tradicionalmente apropriado para eventos mais sofisticados. Viu a introdução em larga escala no mundo ocidental após a contracultura da década de 1960.

Em um sentido mais amplo, a palavra “casual” pode ser definida como qualquer coisa descontraída, espontânea, “adequada para o uso diário”.

Já a roupa formal, é a categoria tradicional de código de vestuário ocidental aplicável para as ocasiões mais sociais, como casamentos, batizados, formaturas, além de determinados bailes e outros eventos elegantes.

Traje casual e social – principais distinções

  • Camisa

O traje formal para os homens normalmente envolve camisa e gravata. Muitas empresas, por exemplo, exigem esse tipo de vestuário. O mais comum é o uso de camisas com cores específicas, como branco ou azul. Camisas e gravatas muito coloridas não são normalmente consideradas roupas formais.

Algumas peças podem facilmente transitar entre o traje casual e social. A camisa por exemplo, embora seja tradicionalmente associada ao complemento de um visual formal, pode ser incorporada em looks casuais. Essa classificação depende da combinação com as demais peças e da forma que ela é utilizada.

Se você optar por mangas dobradas ou botões abertos com camiseta por baixo, por exemplo, a camisa perde todo seu apelo formal.

  • Ternos

Os ternos completos com blazer, calça social e gravata para ocasiões formais são itens clássicos, especialmente em tons escuros, embora algumas ocasiões também permitam o uso de ternos com listras brancas ou de cores claras.

O terno completo dificilmente terá um apelo casual, mas o uso isolado do blazer por exemplo, pode ser incorporado em uma combinação interessante com jeans para situações mais informais.

  • Sapatos

Os sapatos formam uma parte importante do código de vestuário formal. Os homens normalmente precisam usar sapatos de couro pretos ou de cor escura que combinem com a cor do terno.

Já nos trajes casuais não há regra especifica. Você pode apostar no calçado que te deixe mais confortável e que combine melhor com a composição escolhida.

Entender a diferença entre traje casual e social é importante

Compreender todas as nuances e detalhes dos códigos de vestuário e traje casual e social pode parecer assustador para a maioria dos homens.

Embora os códigos de vestimenta sejam projetados para fornecer orientação sobre o que vestir, eles geralmente podem tornar a escolha de uma roupa mais complexa. Com todas as regras e requisitos, navegar por cada forma de vestuário pode ser incrivelmente desafiador.

Além disso, uma grande violação do código de vestimenta pode ser o resultado de apenas um pequeno erro de sua parte, que pode levar a constrangimentos e momentos desagradáveis.

Por outro lado, saber se vestir adequadamente para uma ocasião específica pode fazer toda a diferença no mundo e, muitas vezes, ganhará o respeito dos outros e a confiança em si mesmo

Felizmente, com as dicas acima fica muito mais fácil ter uma ideia geral de quais peças usar ou não em uma traje casual e social.

Onde adquirir peças de qualidade

A camisaria Fascynios atua a diversos anos o mercado, sempre oferecendo a seus clientes produtos de qualidade, com estilo e preço justo. Se você está em busca de uma camisa para compor traje casual e social, a Fascynios é a escolha certa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui